A Feira do Futuro, constituiu o primeiro evento de divulgação da oferta formativa de Vila do Conde, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Durante os 3 dias do evento, cerca de 1000 pessoas (alunos/as, formandos/as, formadores/as, pais, representantes de instituições locais, expositores/as e palestrantes) visitaram os espaços da feira e participaram nas atividades, ultrapassando as expectativas iniciais da organização.

Estiveram presentes alunos/as e formandos/as do 3º ciclo das Escolas Básicas (EB 2,3) de Vila do Conde (Escola A Ribeirinha de Macieira da Maia, Escola Dr. Carlos Pinto Ferreira de Junqueira e Escola D. Pedro IV de Mindelo), assim como da Escola Profissional de Vila do Conde, Escola Secundária José Régio e Escola Secundária D. Afonso Sanches.

Para além da ACIVC – Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (entidade organizadora e também expositora), os/as expositores/as IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, Profilar – Projeto Filarmónico, Escola de Música de Vila do Conde, Museu das Rendas de Bilros, Clube Fluvial Vilacondense e Ginásio Clube Vilacondense integraram o espaço “Cultura e Desporto”. O espaço “Futuro” acolheu os stands do Conservatório de Música de Vila do Conde, Escola Secundária D. Afonso Sanches, Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde, Escola Secundária José Régio, Escola Secundária D. Afonso Sanches, Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e Escola Superior de Medias Artesa e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto, Escola Profissional de Vila do Conde e Escola de Futebol “Os Tubas” do Rio Ave Futebol Clube.

Também os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana estiveram presentes ao longo dos três dias de evento, interagindo com os/as participantes da feira, elucidando-os/as sobre as suas profissões e as tarefas que as compõem.

Algumas das entidades expositoras presentes dinamizaram demonstrações lúdicas, culturais e artísticas, o Museu das Rendas de Bilros (demonstração do trabalho com os bilros), o Ginásio Clube Vilacondense (tiro ao arco) e o Clube Fluvial Vilacondense (canoagem com simuladores).

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Vila do Conde realizou workshops com instruções para a elaboração de um curriculum vitae.

A Feira do Futuro foi um sucesso somente exequível com o empenho e dedicação de todos/as: expositores/as, convidados/as, visitantes, organização, alunos/as e formandos/as.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Vila do Conde pela parceria e apoio constantes que possibilitaram a operacionalização de um evento desta envergadura.

Durante 3 dias, a Feira do Futuro foi o epicentro do presente e do futuro de Vila do Conde. Fica a vontade de fazer mais e melhor pelo futuro de Vila do Conde.

A Feira do Futuro em números:
•3 dias de eventos
•1000 visitantes
•16 stands
•16 expositores/as
•7 espaços de atividades
•400 alunos/as transportados/as de e para o evento.