O presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde (ACIVC) já reagiu à notícia que dá conta do encerramento da rota Porto/Lisboa da companhia aérea Ryanair. Para Ricardo Santos esta medida é muito negativa para as empresas e para o turismo de Vila do Conde.
A flexibilidade das rotas da Ryanair são muito importantes para a região norte de Portugal, em especial para o concelho de Vila do Conde. O encerramento desta rota é algo que preocupa a Associação Comercial e Industrial.
O presidente da ACIVC salienta que, a redução de fluxos de voos, em especial a ligação Porto/Lisboa, vem lesar o desenvolvimento da região norte do país, por isso, recomenda às autoridades para que unam esforços para conseguir que esta e mais rotas possam vir a ser instaladas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por forma a melhor servir a população vilacondense, os empresários do concelho e de forma especial consigam intensificar o fluxo de Turismo para Vila do Conde.
Ricardo Santos sublinha que o sentido normal do mercado seria aumentar o número de rotas e intensificar os horários, criando flexibilidade aos empresários, permitindo que se desloquem entre a área metropolitana de Lisboa e a área metropolitana do Porto de forma mais rápida, cómoda e flexível.  Essa deve ser a principal visão para o futuro.
A ACIVC interpreta este corte de rotas por parte da Ryanair como um pequeno sinal que se deve ter em conta e reagir com urgência para que isso não se estenda a mais rotas.
Espera-se que, o anunciado encerramento da rota Porto/Lisboa da companhia aérea Ryanair não venha também a significar uma redução de aposta no Aeroporto do Porto e uma redução para este importante meio de mobilidade para os empresários Vilacondenses e para o turismo da região.