Empresários do comercio e serviços, com menos de 100 trabalhadores
Candidatura: POCI – 03 – 3560 – FSE – 000066
O Projeto Dinamizar incide sobre factores imateriais de competitividade das empresas, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que as principais debilidades de que se enferma o tecido das micro e pequenas empresas de comercio e serviços estão relacionadas com a qualificação dos seus ativos e com os aspectos organizacionais das mesmas.
O projecto destina-se a actuar, fundamentalmente, sobre os factores imateriais de competitividade, ao nível de:
a) Desempenho individual dos recursos humanos empregues (dos empresários e do conjunto de colaboradores das empresas);
b) Organização interna das empresas e do seu desempenho colectivo;
c) Definição do(s) conceito(s) que estruturam a imagem e os produtos que a empresa fornece;
d) Comunicação externa da empresa junto dos seus possíveis clientes e do uso das TIC;
e) Gestão financeira e da sua organização contabilística fomentando o uso das melhores práticas;
f) Integração da empresa em redes cooperativas, sejam de natureza horizontal ou vertical;
g) Organização logísitica e do espaço de venda, ao nível do merchandising, da decoração e da comunicação com o espaço exterior, entre outros;
h) Relação com os fornecedores (de bens e serviços) e do tratamento da informação relativa às vendas e aos clientes, com recurso às tecnologias digitais;
i) Controlo de qualidade da empresa e da sua eventual adesão e um sistema de certificação de qualidade;
j) Procedimentos essenciais para a empresa encetar um processo de internacionalização.
São destinatários do Projeto Dinamizar as empresas do sector do comercio e serviços, com número de trabalhadores igual ou inferior a 100.
O Projeto prevê intervenções nas empresas ao nível da consultoria e da formação especializada para trabalhadores e empresários, mediante um diagnóstico e elaboração de planos de acção adaptados às necessidades das mesmas, numa das seguintes Áreas Temáticas:
Desempenho Organizacional e Recursos Humanos
Melhorar os níveis de qualificação e de desempenho organizacional das PME do comercio e serviços
Qualidade
Preparação das PME do comercio e serviços para obtenção de um sistema de reconhecimento de qualidade, de acordo com as especificação técnica do IPQ, a criar no âmbito do subsistema português da qualidade e ajustado às especificidades deste segmento de empresas.
Internacionalização
Preparação das PME do comercio e serviços para o desenvolvimento dp processo de internacionalização.